Como decorar o quarto de brinquedos

Muitos dos projetos que tenho feito incluem um quarto de brinquedos para as crianças. Pais que têm o privilégio de ter um espaço a mais em casa tem preferido separar um cômodo para diversão dos pequenos, criando um mundo lúdico e evitando a bagunça de brinquedos no quarto de dormir. Os pequenos adoram, claro, e para mim é sempre um prazer incluí-los da decoração.

Se você tem um espaço assim em casa, ou pretende ter, trouxe algumas dicas para deixar o quarto arrumado e divertido para as crianças.

Marcenaria inteligente

Sempre recomendo o mobiliário sob medida, pois nem sempre o espaço tem tamanho para abrigar uma estante. Além de tudo, a marcenaria bem planejada pode virar futuramente um quarto de estudos sem que ele passe por transformações com muito quebra-quebra.

Mobiliário

Mesas e cadeiras próprias estimulam a criança a se acostumar com o hábito de se sentar para atividades de maior concentração durante o dia. Em uma caixinha reaproveitada coloque giz de cera e os materiais que ele mais gosta. A loja especializada em móveis infantis, Cosumann, tem bolsos “porta-trecos” super charmosos que são adaptáveis a mesas e cadeiras.

Design infantil

Você sabia que grandes nomes do design têm móveis específicos para as crianças? Para os pais que são fãs de decoração estas peças são um deleite! E eu me enquadro neste grupo.

Philippe Starck, Arne Jacobsen e Verner Panton, são alguns nomes que tem as suas peças adaptadas para criança. A Lou Lou Ghost, de Starck, é linda demais.

Parede para desenhar

Que tal pintar uma das paredes do quarto com tinta específica para desenhar? As tintas-lousa são um impulso a mais para a criatividade e as primeiras letras escritas dos seus pequenos.


Brinquedos no lugar certo

Separe caixas grandes para guardar cada tipo de brinquedo e coloque uma etiqueta indicando o que está ali. Quanto mais as caixas forem atrativas, mais as crianças vão se animar para organizar o que usaram, depois que a brincadeira acabar. Uma ideia é pegar caixotes de feira – olhem eles de novo! – forrar com tecido e usá-los para organização.

O tapete correto

Escolha tapetes emborrachados com formato e cores divertidas. Além de serem mais seguros, são fáceis de limpar e não acumulam pó.

Pufes e futton

Um futton confortável ou pufes em formato lúdico ajudam na decoração e tornam o quarto de brincar ainda mais confortável. O importante é que eles não ocupem muito espaço no chão, onde deve reinar as brincadeiras.

Separando os brinquedos

Antes de começar a decorar o quarto de brincar, sempre sugiro que as crianças separem os brinquedos que eles querem manter e os que não querem mais. Sempre sento com o meu filho para fazer esta triagem e aproveitamos para doar os jogos que ele não usa mais, para entidades específicas.

Envolva a criança na decoração

Para que eles se sintam parte do projeto, deixe que escolham as cores e alguns objetos de decoração.

 

Tem mais alguma ideia para compartilhar? Escreva nos comentários, vou adorar saber!

  • JANAINA

    Amei!!!! Parabéns! Adorooo o blog!!!!
    Bjooo

    • http://www.goretecolaco.com Gorete Colaço

      Olá Janaina, maravilha! Que bom que você gostou, fico muito feliz. Bjs e obrigada, Gorete

  • Valentina Figuerola

    Olá, Gorete,

    Tudo bem?

    Estou fazendo para o portal UOL uma matéria sobre idéias e projetos para o quarto de brincar.

    A ideia é reunir 20 espaços com estas características para o álbum da matéria.

    Teria algum projeto para me indicar?

    Aguardo retorno.

    Obrigada e abraços,
    Valentina Figuerola
    Repórter – (11) 2925-8068

    • http://www.goretecolaco.com Gorete Colaço

      Oi Valentina, que maravilha! Obrigada pelo convite, entrarei em contato. Bjs, Gorete

  • Cristiane Benitz

    Adorei as idéias! Estou começando a pensar em um quarto de brinquedos para meu filho e aqui encontrei o que precisava.
    Preciso apenas fazer algo que seja fácil para limpeza e não acumule muito pó, pois ele é muito alérgico. Tens alguma sugestão?
    Vou ver sempre seu Blog.
    Obrigada.
    Cristiane

    • http://www.goretecolaco.com Gorete Colaço

      Olá Cristiane, fico muito feliz de saber que você está vendo nossos posts e já está aplicando no seu dia a dia. Sobre dicas para evitar alergia, procure usar materiais mais industrializados como a fórmica por exemplo, que é mais fácil para a limpeza. Prefira os tecidos laváveis com uma composição mais sintética, inclusive para os tapetes. Qualquer outra dúvida é só falar! Um beijo, Gorete

  • Andreia

    Olá,Gorete adorei as ideias para quarto de brinquedo,mas estou com problema de como dividir o escritorio para fazer um canto para minha filha de 3 anos brincar as minhas paredes novas já estão todas riscadas ,então pensei em dividir o escritorio e fazer uma lousa para ela,quem sabe resolvo o meu problema pois ela adora rabiscar.Aguardo retorno.

  • Lidiane Machado

    OLA GORETE, ADOREI O BLOG E SUAS IDÉAS MAGNIFICA NA HORA DE ARRUMAR O QUARTINHO DA BAGUNÇA.
    NAO SEI SE CONSEGUE ME AJUDA, MAS MINHA IDEIA É UNIR BRINQUEDO/CAMA DE DORMIR EM UM SÓ AMBIENTE.
    OBRIGADA

    • http://www.goretecolaco.com Gorete Colaço

      Olá Lidiane, fico muito feliz que tenha gostado! Às vezes é realmente difícil encontrar solução para esse lugares. No seu caso, eu recomendaria uma box baú. Dessa forma, você mantém a cama e ganha muito espaço para guardar os brinquedos. Outra solução é comprar uma cama com gavetões na parte de baixo. Que tal? Espero ter ajudado!
      Beijos,
      Gorete